Ultrassom veterinário com doppler: conheça suas aplicações!

0
Ultrassom veterinário
Ultrassom veterinário

O ultrassom veterinário é considerado um importante aliado do médico veterinário. Os avanços da tecnologia trouxeram melhorias nos atendimento de rotina e emergência. Assim, foi possível obter informações que fornecem diagnósticos mais precisos. Agilizar os exames, reduzir os procedimentos e aumentar as chances de cura das patologias.

Um recurso que tem se tornado cada vez mais popular é o doppler, importante ferramenta usada nas propriedades de alto desempenho. É uma modalidade de ultrassonografia caracterizada por um efeito que é causado pela variação da frequência sonora notada por um observador. Isso só é possível quando a distância entre ele e a fonte de ondas sonoras está em movimento, seja aumentando ou diminuindo.

Além de ser usado para examinar a circulação sanguínea, o doppler é um grande aliado para detectar e caracterizar vasos sanguíneos no interior de lesões. Do mesmo modo, verificar a vascularização presente no interior de órgãos ou o sistema arterial, com imagens dinâmicas e em tempo real.

Por ser algo relativamente novo, muitos profissionais ainda têm dúvidas sobre a utilização deste recurso. Por isso trouxemos informações sobre algumas aplicações. Boa leitura!

Vantagens de seu uso

O ultrassom convencional revela apenas imagens em tom de cinza. Estas, representam o tamanho e a textura do objeto que está sendo analisado. Já o ultrassom com o recurso doppler é capaz de traduzir movimentos como o fluxo sanguíneo em cores e sons. Desta forma, o resultado são análises e diagnósticos mais precisos.

No caso da avaliação reprodutiva, a ultrassonografia doppler tem sido cada vez mais usada para diagnosticar a gestação precoce dos animais. De acordo com estudos realizados pela Embrapa Gado de Leite, por meio da utilização deste recurso é possível reduzir o intervalo entre inseminações realizadas em uma vaca para cerca de 20 dias. O resultado são ganhos econômicos tanto para o pecuarista quanto para o médico veterinário.

No início, o ultrassom com recurso doppler tinha um valor mais alto. O que dificultava no dia a dia do  atendimento veterinário. Hoje, com a sua popularização, os valores estão mais acessíveis e o equipamento pode ser usado não só nos atendimentos veterinários. Mas, em hospitais, clínicas e consultórios, e nas propriedades.

Ultrassonografia veterinária

Doppler usado em diversas especialidades

Graças a sua versatilidade, o doppler pode ser usado em diagnósticos em todos os animais. Conheça suas diferentes aplicações em cada caso!

Pecuária

O Ultrassom veterinário com doopler é uma tendência na pecuária. Pois, é um importante mecanismo para o profissional conseguir encurtar a estação de monta na fazenda. E mais, é possível identificar antecipadamente as vacas não gestantes utilizando o ultrassom doppler de ovário a partir da verificação da existência de fluxo sanguíneo no corpo lúteo.

O equipamento também é uma importante ferramenta para fazer acompanhamento gestacional. Pois, permite avaliar as estruturas do embrião e o seu desenvolvimento de forma não invasiva e precisa. Na criação de equinos, a ultrassonografia com doppler é muito utilizada pelos profissionais para identificar alterações do fluxo sanguíneo durante períodos como:

  • Gestação;
  • Ciclo estral;
  • Em éguas receptoras cíclicas;
  • Na detecção de doenças vasculares associada ao desvio folicular.

Clínica de pequenos animais

Na clínica de pequenos permite agregar qualidade no atendimento dos pets e diagnosticar doenças que podem ser fatais. Muito usado na realização de exames cardiológicos, o ultrassom veterinário com doppler proporciona ao médico veterinário informações precisas sobre a direção e velocidade do fluxo sanguíneo no coração e nos vasos. Aliás, as imagens obtidas são dinâmicas e em tempo real. Graças a sua precisão, pode ser utilizado em diversos casos, tais como:

  • Ortopedia;
  • Oncologia;
  • Oftalmologia;
  • Alterações gástricas;
  • Avaliação reprodutiva;
  • Doenças hepáticas;
  • Avaliações cardiológicas;
  • Realizar o acompanhamento gestacional;

Aprender as melhores formas para explorar suas funções

Como vimos, conhecer a respeito das possibilidades de uso do ultrassom veterinário com doppler traz diversas vantagens para os atendimentos. Mas, para se tornar um bom profissional e usufruir de todos os benefícios é preciso se qualificar sempre. Assim, você será um profissional capaz de avaliar com facilidade as informações fornecidas pelo ultrassom e tomar as decisões de forma segura.

Conhecer as diversas funcionalidades que o ultrassom possui te ajudar a realizar a escolha acertada. Por isso, listamos abaixo as principais características que devem ser levadas em consideração na hora de adquirir o seu equipamento. Confira:

  • Custo-benefício;
  • As certificações necessárias;
  • Se o aparelho é fixo ou portátil;
  • Tipos de modelos e fabricantes;
  • Principais aplicações e o local de uso.

Ao longo deste artigo mostramos apenas algumas das aplicações do ultrassom veterinário com efeito doppler. Se você ficou interessado e quer saber mais sobre o assunto clique no banner abaixo. Pois, você encontrará diversos modelos oferecidos pelo nosso parceiro Shop Veterinário.

Umas das mais renomadas empresas no segmento. Idealizada para atender com excelência, o mercado nas áreas de medicina veterinária e agropecuária. Além disso, você encontra diversas facilidades para adquirir o seu ultrassom.

Ultrassom veterinário

Fonte: Shop Veterinário, Revista científica de Medicina Veterinária

FONTE: Revistaveterinaria.com.br/bovinos/

Leia também:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.