Vacinas de gato

0

Apesar de muitos pais de gatos domésticos não darem muita atenção às vacinas que seus pets precisam, a vacinação dos felinos é bastante importante para mantê-los saudáveis e sempre livres de doenças que podem ser fatais.

Vacinas de gato

De modo geral, a vacinação de gatos é mais simples do que a de cães. Eles basicamente devem receber a vacina múltipla (que previne mais de uma doença) e a anti-rábica, que é obrigatória por Lei em nosso país.

Vacinas de gato

Dentre as opções de vacinas para gatos, temos a tríplice (contra Panleucopenia, Rinotraqueíte e Calicivirose), a quádrupla (contra Panleucopenia, Rinotraqueíte, Calicivirose e Clamidiose) e a quíntupla (contra as quatro doenças citadas na quádrupla e também contra Leucemia Felina (FeLV).

Quem deve escolher a melhor vacina para o seu pet é o médico veterinário que o acompanha. Para tal, ele levará em conta o estilo de vida do gato e as chances que ele tem – ou não – de ser exposto a determinadas doenças. A vacina quíntupla felina gera controvérsias, pois a ela são atribuídos alguns casos de sarcoma de aplicação, um tipo de câncer desenvolvido no lugar de aplicações injetáveis. Sabemos, porém, que alguns animais predispostos podem ter o problema mesmo com outros tipos de injeções e não somente com a vacina. Por conta disso, por precaução, alguns profissionais têm adotado a vacinação em locais diferentes do corpo do animal, como no rabo ou nos membros, por exemplo.

Gatos filhotes devem receber a primeira dose da vacina múltipla (independentemente de qual delas seja a eleita) a partir dos dois meses de idade com dois ou três reforços posteriores com intervalos de 21 a 30 dias entre eles. A reaplicação anual é indicada para mantê-lo sempre imunizado, mas é comum que gatos totalmente domiciliados e que não possuem contato algum com outros animais (não frequentando nem mesmo pet shops) possam ser vacinados com menos frequência.

A vacina de raiva deve ser dada a partir dos quatro meses, com reforços a cada ano.

FONTE: PETLOVE

Leia também:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.