Vermífugo para gatos filhotes

0

Normalmente, quando adotamos ou adquirimos um gatinho oriundo de gatis confiáveis e responsáveis, eles já estão vacinados e vermifugados. Porém, quando resgatamos um gato das ruas, é essencial que seja feita a vermifugação imediatamente.

O ato de administrar vermífugo nos pets é fundamental durante toda a vida do peludo, afinal, até mesmo aqueles que vivem dentro de casa podem estar sujeitos à contaminação pela água, alimentos ou contato (direto ou indireto) com outros animais, por exemplo. Os vermes podem ocasionar diversas doenças, algumas até fatais se não tratadas rapidamente, e alguns deles podem acometer os humanos.

Vermífugo para gatos filhotes

Vermífugo para gatos filhotes

Com quanto tempo pode dar vermífugo para gato filhote?

O gatinho pode ter a sua primeira vermifugação aos 21 dias de vida, a segunda vermifugação aos 36 dias e a terceira e última dose aos 57 dias, porém os protocolos podem variar bastante de acordo com cada profissional. Após essas três doses, o médico veterinário pode complementar ou não a vermifugação uma vez ao mês até que o gato complete seis meses.  As fêmeas prenhes ou lactantes também precisam de cuidados e devem ser vermifugadas com produtos apropriados para esta fase, sem que afete a saúde dos filhotes.

Para gatos que vivem reclusos e não costumam fazer “saidinhas” para a rua, os médicos veterinários podem indicar fazer a vermifugação semestralmente. Porém, os protocolos podem ser alterados quando estamos falando de gatinhos que possuem FIV (Vírus da Imunodeficiência Felina – Aids felina) ou FeLV (Leucemia Felina). Nestes gatinhos, o cuidado deve ser redobrado para evitar a reinfestação. 

A vermifugação pode variar de acordo com o tipo de vida que o gatinho terá. Caso o filhote conviva com outros animais no mesmo ambiente, o profissional  pode alterar a frequência da administração e o tipo do produto.

Vermífugo líquido para gatos filhotes

Normalmente, os pais de gatos acabam por escolher vermífugos líquidos para administrar no pet. Por serem mais fáceis de aplicar, e por não ser tão estressante para o gato, já que este tipo de medicamento pode ser misturado com a ração seca ou úmida.

Aqui na Petlove você encontra várias opções, como por exemplo o Basken, desenvolvido pela empresa Konig.

Como dar vermífugo líquido para gatos filhotes

Os vermífugos em sua forma líquida são bastante procurados para os filhotes. Por serem a opção mais prática e menos estressante para os gatos, os vermífugos em formato de suspensão, podem ser misturados com a ração (seca ou úmida), facilitando a sua administração. 

Vermífugos tópicos

O vermífugo em sua forma tópica também é uma opção prática para administrar em seu gato filhote. Os chamados “Spot On” são de fácil aplicação e devem aplicados no dorso do gato, próximo à nuca. Para evitar com que o gato, na hora de se lamber, entre em contato com o produto.

Qual o melhor vermífugo para o filhote de gato?

No mercado pet, existem diversos tipos de vermífugos e devemos nos atentar com a escolha. É fundamental que ela seja feita junto ao médico veterinário. Alguns tipos de produtos devem ser administrados apenas após oito semanas e outros como é o caso do Vermivet, desenvolvido pela Biovet, pode ser administrado a partir de 15 dias de vida.

Apenas o médico veterinário poderá lhe dizer qual o melhor vermífugo e qual a dosagem correta a ser administrada no seu gatinho. Medicamentos ou doses inadequadas podem trazer consequências à saúde do seu pet.

Onde comprar vermífugo para gatos?

 Dentre os tipos de vermífugos para gatos filhotes disponíveis no mercado, aqui na Petlove você encontra os melhores. Veja abaixo algumas opções de vermífugos para o seu gato filhote:

Vermífugo para gatos filhotes

  • Mectal Gatos Pasta: esse vermífugo de amplo espectro é eficaz na eliminação dos vermes nematódeos (redondos) e cestódeos (chatos) que parasitam os gatos. O vermífugo em forma de pasta é palatável e pode ser administrado em gatos com idade superior a 6 semanas.
  • Helfine Plus: o vermífugo Helfine Plus proporciona um tratamento eficaz contra as verminoses que mais acometem os gatos, de forma simples, abrange os principais vermes redondos e chatos. O produto é recomendado para filhotes, adultos e idosos.
  • Anti-helmíntico Chemitec Chemital: eficaz na eliminação dos principais vermes cestóides em sua forma adulta e larval, o medicamento pode ser misturado à ração, carne ou em qualquer alimento que agrade o paladar do gatinho. O vermífugo é indicado para filhotes, adultos e idosos.
  • Drontal: indicado para o tratamento e controle das principais verminoses intestinais dos gatos, o vermífugo também apresenta excelente eficácia contra vermes cestóides e nematóides. O medicamento pode ser administrado em filhotes adultos e idosos.
Vermífugo para gatos filhotes

FONTE: PETLOVE

Leia também:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.