Virar a cabeça para o lado: você conhece esse calming signal?

0

virar a cabeça para o lado

Hoje vou te mostrar um sinal corporal (também conhecido como calming signals ou, em português, sinais apaziguadores) bastante comum nos cães: virar a cabeça para o lado. Virar a cabeça para o lado pode ser muito mais do que prestar atenção em um barulho ou estímulo do ambiente. Geralmente quando o cachorro vira sua cabeça para o lado ele está querendo dizer alguma coisa para nós. Esse comportamento faz parte de uma classe de linguagem corporal chamada Calming Signals ou Sinais Apaziguadores.

Os cães podem virar a cabeça em momentos em que estão se sentindo desconfortáveis ou com medo, geralmente quando outros cães ou pessoas estão muito próximos ou fazendo pressão.

Virar a cabeça para o lado: você conhece esse calming signal?

Experimente pegar seu cão no colo e aproximar seu rosto do dele. É muito provável que ele vire a cabeça evitando seu olhar. Olha só como esse sinal é expresso (corra o vídeo para os 44 segundos):

 

No vídeo acima, o cãozinho oferece diversos Calming Signals. O primeiro deles é virar totalmente a cabeça, evitando contato visual. Depois, ele lambe a boca e chega a bocejar também. Ele está tentando dizer ao dono: “por favor, pare de me incomodar dessa forma, estou muito desconfortável!” Porém o dono do cão não para e o cão finalmente começa a rosnar, pois os sinais anteriores não funcionaram.

Aliás, a maior parte dos problemas de reatividade surge porque as pessoas não respeitam os sinais apaziguadores que seus cães estão enviando em situações estressantes. Eles estão o tempo todo tentando evitar conflitos, portanto, se perceber que seu cão está virando a  cabeça para o lado, mostrando que está desconfortável, mostre para ele que você está entendendo o que ele quer dizer e afaste-o da situação ou retire-o do ambiente o que está causando o problema.

Quanto melhor você entender a linguagem corporal do seu cãozinho, melhor vai ficando a relação entre vocês!

www.tudodecao.com.br

Virar a cabeça para o lado: você conhece esse calming signal?

FONTE: PETLOVE

Leia também:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.