Você já viu um schnauzer gigante? Saiba mais sobre a raça

O schnauzer gigante se assemelha muito em aparência com os schnauzer miniatura e o schnauzer médio, mas sua personalidade é um tanto quanto diferente das variações menores. Como um típico – e ótimo – cão de guarda e de pastoreio, ele é o mais novo dentre os seus parentes.

Você já viu um schnauzer gigante? Saiba mais sobre a raça

Origem do Schnauzer gigante

O schnauzer gigante foi criada na Alemanha no século XV para ajudar no pastoreio e na guarda de residências, em geral. Acredita-se que ele surgiu a partir da mistura entre schnauzers menores e bouviers de pelo arame, sendo primeiramente chamado de “bear schnauzer” e posteriormente intitulado “münchenerschnauzer”, por guardar cervejarias e açougues no início de 1900.

Você já viu um schnauzer gigante? Saiba mais sobre a raça

Porte do Schnauzer gigante

Atléticos, fortes e pesando entre 30 e 50Kg, os cachorros desta raça são realmente muito maiores do que os outros schnauzers, medindo de 60 a 70cm (a altura de cães é medida de seus ombros até o chão, com as quatro patas apoiadas, como se estivesse andando).

Temperamento do Schnauzer gigante

Bastante leal e protetor, o schnauzer gigante é do tipo devotado à sua família e, uma vez que elege seus favoritos, ele dificilmente se deixará conquistar por outras pessoas. Como um cachorro que adora trabalhar, ele costuma se dar bem em competições esportivas e de caça, mas tende a ser um pouco teimoso quando seu tutor quer que ele faça determinadas coisas a contragosto.

Você já viu um schnauzer gigante? Saiba mais sobre a raça

Bondosa com seres humanos e com outros animais, quando devidamente socializado, esta raça está sempre atenta ao que acontece ao seu redor, sendo desconfiados com estranhos nas primeiras vezes.

Um bom adestrador que não pregue a punição poderá ser um grande amigo para este schnauzer, que algumas vezes requer correção especialmente por não ter muita noção de seu tamanho, pulando em pessoas e subindo em móveis – situações bem complicadas especialmente por seu porte.

Atenção especial para a rotina de exercícios

O schnauzer gigante tem bastante energia e pode se tornar destruidor quando frustrado por não ter suas necessidades supridas. Ele precisa de exercícios e atividades constantes, mas não é uma raça que adora corridas longas e intensas, por exemplo.

Pegar brinquedos é uma de suas paixões, pois o remete ao que faziam seus antepassados, auxiliando na caça e busca de animais.

Cuidados com o pelo do Schnauzer gigante

Seu pelo aramado deve ser tosado (tosa da raça) pelo menos duas vezes ao ano. Apesar de não soltar pelos pela casa, ele requer escovação pelo menos uma vez na semana para que não faça nós em sua “saia”, barba, bigode e sobrancelhas.

Seu sobrepelo é um dos mais diferentes do mundo, sendo um critério importante de avaliação nas competições da raça. As únicas cores aceitas de pelagem são a preta (sólida) e  o “sal e pimenta”, que é uma variação de prata ou cinza com branco.

Caudectomia e conchectomia são proibidos

Embora alguns criadores da raça ainda cortem o rabo e as orelhas do schnauzer gigante, a prática é ilegal no Brasil e não deve ser praticamente em hipótese alguma por motivos estéticos.

FONTE: PETLOVE

You May Also Like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *